quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Você gosta do fácil ou do difícil?

Em meus cursos na área de auto ajuda ouço muito a frase: “Minha vida não vai para frente, sempre encontro obstáculos e problemas que não consigo resolver”.
Gostaria que o amigo leitor refletisse sobre duas ponderações importantíssimas que talvez sejam a solução que tantas pessoas procuram:
1) Nossos maiores problemas não estão nos obstáculos do caminho, mas na escolha da direção errada. Quantas pessoas você conhece que gastam energia na direção equivocada?
2) Todos querem o perfume das flores, mas poucos sujam as mãos para cultivá-las. Só venceremos os obstáculos se formos persistentes e flexíveis, como o bambu chinês. O universo é extremamente sábio, dinâmico, equilibrado e tem como princípio fundamental a lei da “causa e efeito”. Por que algumas pessoas vivem doentes enquanto outras esbanjam saúde? Qual a explicação do sucesso de alguns e fracasso de outros? Por que algumas pessoas atraem oportunidades enquanto outras são perseguidas por problemas? Uma boa dica que posso fornecer é que devemos assumir responsabilidade por nossos resultados positivos e negativos também. É fácil aceitar os louros das vitórias. Por outro lado, conheço muita gente que prefere culpar os outros por seus fracassos ou derrotas, deixando de reconhecer os próprios erros e falhas. Muitos têm medo de enfrentar os desafios naturais do dia a dia; ao se depararem com o primeiro, saem correndo, abandonando o jogo antes de terminar. O segredo dos vencedores não é evitar problemas, nem se esquivar deles. A fórmula mágica é crescer pessoal e espiritualmente, tornando-se maior que qualquer adversidade. Ouvir um elogio é sempre bom, mas aceitar a crítica construtiva e crescer com ela, é uma das virtudes das pessoas maduras e sábias. Tudo na vida tem um motivo, que existe para nos auxiliar, pois sempre podemos tirar uma lição, principalmente nos momentos mais difíceis.Aqueles que reclamam, fofocam, trapaceiam e fazem intrigas, são recompensados com a mesma energia negativa que emanam. Acabam adoecendo mentalmente, e ainda terão problemas físicos e espirituais. Já os que acreditam em dias melhores, que focam energia na solução e não no problema, que estão prontos para colaborar, são recompensados pelo Universo com graças infindáveis. Se você deseja atingir um novo patamar de felicidade e sucesso, deverá aprender a lidar com situações controversas, controlar seus medos, agir mais e pensar menos e se acostumar com o risco. No entanto, se você somente estiver disposto a realizar o que é fácil, a vida será difícil. Mas se resolver encarar as dificuldades de frente, a vida se apresentará fácil.

Nenhum comentário: