quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

A oportunidade começa com o fracasso

Talvez o amigo leitor não saiba, na juventude fui jogador de basquete, minha altura avantajada ajudou muito (1.95 metros). Sempre adorei assistir os jogos do maior fenômeno do basquete mundial de todos os tempos - Michael Jordan, mas fiquei surpreso com suas recentes declarações: “Errei mais de 9 mil cestas e perdi quase 300 jogos. Em 26 diferentes finais de partidas, fui encarregado de jogar a bola que venceria o jogo... e falhei. Tenho uma história repleta de falhas e fracassos em minha vida, e é exatamente por isso que sou um sucesso”. A trajetória esportiva desse atleta é uma lição de vida para todos nós. O que Jordan quis dizer é que não é possível alcançar o sucesso sem passar pelo fracasso. Ele usou cada erro como uma escada, um aprendizado para subir degrau por degrau. Shakespeare, em um dos seus livros, afirma que “Você quer saber como está sua vida hoje? Lembre de seus pensamentos de ontem. Quer saber como estará sua vida amanhã? Olhe seus pensamentos hoje”. Fernando Pessoa nos oferece uma linda lição excepcional:
“Onde você vê um obstáculo, alguém vê o término da viagem e o outro vê uma chance de crescer.
Onde você vê um motivo pra se irritar, alguém vê a tragédia total e o outro vê uma prova para sua paciência.
Onde você vê a morte, alguém vê o fim e o outro vê o começo de uma nova etapa.
Onde você vê a teimosia, alguém vê a ignorância, um outro compreende as limitações do companheiro, percebendo que cada qual caminha em seu próprio passo e que é inútil querer apressar o passo do outro, a não ser que ele deseje isso. Cada qual vê o que quer, pode ou consegue enxergar”.
Portanto, decida ter um bom dia. Ao abrir os olhos e espreguiçar o corpo, agradeça a Deus pela noite de sono e por ter acordado para um novo dia. Vista-se, em primeiro lugar, de bom humor, dê um sorriso agradável, de uma esperança renovada; não vai adiantar escolher uma bela e elegante roupa se a face não estiver condizente. Quando falar, pronuncie palavras que abençoem a vida do semelhante; se vai repreender alguém, faça com amor e sabedoria; fale o necessário e somente quando tiver algo de bom a acrescentar. Saber falar é sábio; mas saber calar é divino. Neste dia, cala-te para não ferir; cala-te para não julgar; cala-te para não pecar. Lembre-se que Deus nos deu dois ouvidos e uma boca, com o propósito de ouvirmos mais e falarmos menos. As pessoas têm sonhos a alcançar, planos a realizar e projetos a concretizar. Esforça-te em tua caminhada. Estar triste é normal, mas viver triste não é atitude daquele que crê no Senhor. Ergue agora a tua cabeça e contemple o céu, a dádiva de mais este lindo dia para viver. “O fracasso é a melhor oportunidade de começar novamente, de forma mais inteligente”.(Henry Ford).

Nenhum comentário: