terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Protagonista ou telespectador?

Um homem estava perdido em uma estrada deserta, prestes a morrer de sede, quando, esgotado, chegou a uma velha construção, desmoronando, sem janelas e sem teto. Encontrou uma pequena sombra, onde se acomodou, fugindo do sol e do calor. Olhando ao redor, viu uma velha bomba d’água, já bem enferrujada. Se arrastou até ela, agarrou a manivela e começou a bombear, bombear, sem parar.
Nada aconteceu. Desapontado, caiu prostrado, para trás. Então, notou que ao seu lado havia uma velha garrafa. Limpou-a, removendo a sujeira e o pó, e leu um recado que dizia: “Meu amigo, você precisa primeiro preparar a bomba, derramando nela toda a água desta garrafa. Antes de partir, faça o favor de encher a garrafa outra vez, para que o próximo viajante possa usá-la”.
O homem olhou bem e, de fato, lá estava a água. A pequenina garrafa estava quase cheia! De repente, ele se viu num dilema. Se bebesse aquela água, poderia sobreviver. Se a despejasse na velha bomba enferrujada, poderia ter água fresca em abundância, mas, se ela não funcionasse, morreria de sede.
O que fazer? Desprezar a mensagem? Arriscar-se? Com relutância, o homem despejou toda a água na bomba. Em seguida, agarrou a manivela e começou a bombear. A bomba pôs-se a ranger e chiar, mas nada acontecia! E a bomba foi rangendo e chiando.
Então, surgiu um fiozinho de água, depois um pequeno fluxo e, finalmente, a água jorrou com muita força, cristalina e fresca, para alívio do homem. Ele encheu a garrafa e bebeu dela ansiosamente.
Encheu-a outra vez e tornou a beber seu conteúdo refrescante. Em seguida, voltou a encher a garrafa para o próximo viajante, acrescentando uma pequena nota: Creia-me, funciona. Você precisa dar toda a água antes de poder obtê-la de volta”.
Amigo leitor, quantas vezes temos medo de iniciar um novo projeto, pois este demandará um enorme investimento de tempo, recursos, preparo e conhecimento. Quantos ficam parados, satisfazendo-se com pequenos resultados, quando poderiam conquistar significativas vitórias.

Nenhum comentário: