segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Como seria viver sem os braços?

Amigo leitor, vamos a uma pergunta difícil de se responder: “Como seria sua vida se você tivesse nascido sem braços?”. Talvez você tenha respondido: “Puxa, não consigo me imaginar sem meus dois braços, viver assim seria extremamente difícil”. Uma criança nicaragüense, de nome Tony Meléndez, nasceu sem os bracinhos e com uma grave deformidade em um dos pés, pois sua mãe, na gravidez, fez uso do medicamento Talidomida. As deficiências físicas não impediram Tony de viver com alegria. Ainda muito pequeno, começou a tocar algumas notas musicais com os pés e logo descobriu que poderia afinar a guitarra de forma a atender suas necessidades. Aos 18 anos, o rapaz já tocava e cantava em eventos especiais, e fazia sucesso também como compositor. Com 25 anos, Tony teve a oportunidade de tocar sua guitarra com os pés e cantar para milhares de jovens, na presença do Papa João Paulo II, na cidade de Los Angeles,em 1987. Tony Meléndez superou todas as suas limitações, e hoje é um músico consagrado nos EUA. Casou-se e adotou dois filhos. Recentemente, respondeu a seguinte pergunta numa entrevista na TV: “Como tem sido sua vida sem as mãos?”. Tony respondeu, sempre bem-humorado: “Eu não sei o que são mãos. Nunca tive esse dom de poder mover um dedo, de segurar um telefone, um lápis. Meus pés sempre foram meus dedos, minhas mãos”. Ao final, o jornalista lhe perguntou: “Que mensagem você daria àqueles que têm algum problema e estão tristes e desanimados?”Ele disse emocionado: “Não deixem a fé ir embora de seus corações, pois às vezes temos momentos em que ninguém pode nos ajudar. Eu vejo uma pessoa como você, que tem os braços, pernas e pés perfeitos, enfim, que tem tudo, dizer: não posso, não posso. Sim, pode; sim, pode! Quando as pessoas me perguntam onde estão os milagres, eu sempre digo: eu vejo a mão. E quando alguém levanta a mão, para mim isso é um milagre. Por favor, não me digam que não podem, não me digam que não podem, porque vocês, vocês, podem fazer muito, muito mais. Levantem-se e digam: eu quero, eu posso, eu vou seguir adiante. Há um mundo inteiro só esperando a sua mão dizer sim”.
A falta de fé cega as pessoas, construindo barreiras, levando-as ao abismo do sofrimento e ao mundo dos injustiçados. A água é tirada do rio para irrigar os campos. Para a água é indiferente estar presente no rio ou nos campos. As pessoas com fé em Deus, agem e vivem com doçura, força e esperança, independentemente dos percalços da vida. Devemos aprender a crescer com os problemas e dificuldades e não usá-los como desculpas de nossas fraquezas e infortúnios.

Nenhum comentário: