terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Você já usou seus 15 minutos?

Diz a lenda, que no céu existe uma escola de anjos. Conta-se que antes de se tornarem anjos de verdade, os anjos aprendizes passam por um estágio, só saem em duplas para fazer o bem, e, no final de cada dia, apresentam ao anjo mestre um relatório das boas ações. Dizem os mais antigos, que no início do século passado, dois anjos estagiários, depois de vagarem exaustivamente, regressavam frustrados por não terem podido praticar nenhum ato de bondade. Parece que naquele dia o mal estava de folga. De repente, cruzaram com dois lavradores. Um dos anjos teve uma idéia: "Que tal darmos, por quinze minutos, poder a esses dois lavradores; vamos ver o que eles farão?". O outro anjo exclamou: "Gostei da sugestão, vamos tentar". E assim o fizeram. Tocaram as cabeças dos dois com suas mãos invisíveis e se puseram a observá-los. Poucos passos adiante eles se separaram, cada um seguiu um caminho diferente. Um dos lavradores viu um bando de pássaros voando em direção à sua lavoura e pensou: "Por favor, meus passarinhos, não comam toda minha plantação; é daí que tiro o meu sustento". Como num passe de mágica, ele viu, espantado, a lavoura crescer em segundos, e ficar prontinha para ser colhida. Assustado, ele esfregou os olhos e concluiu: "Devo estar cansado", e acelerou o passo. Ao abrir a porta de sua casa, a tranca, que estava pendurada, caiu sobre sua cabeça, e ele murmurou: "Ainda hei de ter dinheiro para construir uma grande casa e dar um pouco mais de conforto à minha mulher". Naquele momento aconteceu o milagre. A humilde casinha foi se transformando numa verdadeira mansão diante dos seus olhos. Assustadíssimo, sem nada entender, convicto de que era tudo decorrente do cansaço, ele se jogou numa poltrona e em segundos estava dormindo. Pouco tempo depois, ele ouviu alguém pedir socorro: "Compadre! Me ajude!". O caipira se levanta rapidamente e indaga qual era o problema: "Amigo, nós nos despedimos e eu segui para minha casa. Acontece que logo adiante eu vi um bando de pássaros voando em direção à minha lavoura. Fiquei revoltado e gritei: “Vocês de novo atacando minha lavoura. Tomara que seque tudo e vocês morram de fome! Repentinamente, eu vi a lavoura secar e todos os pássaros morrerem na hora! Pensei comigo, devo estar cansado, e apressei o passo. Acreditando estar vendo coisas, andei mais depressa, e, ao entrar em casa, me caiu na cabeça a tranca da porta. Como eu já estava mesmo era com raiva, desabafei: "Esta casa caindo aos pedaços, por que não pega fogo logo e acaba com isto? Compadre, não é que a casa pegou fogo e tudo foi tão rápido que eu nada pude fazer!".
Os anjos, depois de tudo observarem, foram contar ao chefe a experiência que tiveram. O mestre disse: "Parabéns, vocês me deram uma grande idéia. A partir de hoje, todo ser humano terá 15 minutos de poder ao longo da vida, só que ninguém jamais saberá quando terão esse poder no pensamento".

Nenhum comentário: