segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Viver a vergonha de ser feliz...

Em uma de minhas palestras sobre desenvolvimento pessoal, comento que muita gente têm dificuldade imensa em viver plenamente o momento presente. Alguns vivenciaram problemas no passado e insistem em carregá-los no dia a dia, sem acrescentar experiência positiva. Outros colocam toda a energia num futuro distante. Sempre brinco que o futuro não existe, pois acordamos todos os dias no “hoje” e não no “amanhã”.
Um filósofo que gostava muito de comer pipocas, passou a observar seu desenvolvimento na panela quente. Percebeu que milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre. O mesmo acontece com os seres humanos. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e rotina de vida assombrosa, não percebem que não estão crescendo, se divertindo... apenas vivem sem emoção, mas, a qualquer momento pode vir o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos: a dor! Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, o pai, a mãe; perder o emprego ou ficar pobre. Pode ser fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos ou preferimos não enxergar. Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo! Sem fogo o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da grande transformação também. Na verdade, a pobre pipoca, na panela, pensa que sua hora chegou, que vai morrer a qualquer momento.Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar um destino diferente. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada. Sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação acontece. Ela aparece como uma outra coisa, completamente diferente, algo que nunca havia sonhado. Não podemos esquecer do piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São as pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar.A presunção e o medo são a dura casca do milho que não estoura. No entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras a vida inteira! Talvez o leitor não entenda o motivo de estar passando por alguma situação difícil, mas tenha certeza que quanto mais quente o fogo, mais rápido as pipocas estouram. Deus é o fogo que amacia nosso coração, tirando o que nele há de melhor.

O chinês Kung Fu Tsé disse que “os homens perdem a saúde para juntar dinheiro e depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro. Vivem como se nem fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido.

Nenhum comentário: