segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

1º O que é importante na sua vida?

Numa enorme planície, um grupo de turistas passeava a pé, quando uma forte chuva despencou sem avisar. Todos começaram a correr, exceto o sábio, que continuava a andar lentamente. Um deles, ao passar pelo mestre, perguntou: “Por que o senhor não está correndo?”. O sábio explicou calmamente: “Porque também está chovendo na minha frente”.

Um dos primeiros estudiosos da filosofia da auto-ajuda foi o pensador russo Guerdjef, que realizou pesquisas com o intuito de saber qual era a arte do bem viver. Ele estabeleceu alguns itens importantes, sobre os quais vale a pena o amigo leitor refletir:
1) No máximo a cada duas horas de trabalho faça uma pausa de dez minutos, inclusive quando estiver estudando, assim reporá suas energias. Procure andar, respirar fundo, comer uma fruta e beber muita água.
2) Aprenda a dizer “não” sem se sentir culpado ou achar que magoou alguém. Se tentar agradar a todos, com certeza desagradará a si mesmo.
3) Concentre-se em apenas uma tarefa de cada vez. É importante ter foco na vida. Coloque energia para começar e terminar uma tarefa. Somente depois dedique-se a outras.
4) Abra mão de ser responsável pelo prazer de todos, lembre-se que a felicidade é um fenômeno que brota de dentro para fora.
5) Não tenha receio ou vergonha de pedir ajuda quando necessário.
5) Diferencie os problemas reais dos imaginários. Reflita bastante e os elimine, pois consomem sua energia.
6) Antes de discutir ou brigar com alguém, conte até 10 ou deixe para o dia seguinte, com isso você evitará muitos dissabores na vida.
7) Não dê importância, nem se aborreça se descobrir que falaram mal de você. Muito mais importante que a opinião dos outros é a sua própria opinião a seu respeito.
8) Competir no lazer, no trabalho, na vida a dois, é ótimo... para quem quer ficar estressado.
9) Uma hora de intenso prazer substitui, com folga, 3 horas de sono perdido. O prazer recompõe mais que o sono. Logo, não perca uma oportunidade de divertir-se.
10) Entenda, definitivamente, que você é o único responsável por tudo de bom e de mal que lhe acontece. Ninguém tem o poder de lhe ferir ou prejudicá-lo se você não permitir.

O amigo leitor já parou para pensar que nascemos sem pedir e morremos sem querer. Portanto, a conclusão mais óbvia é que devemos aproveitar ao máximo esse intervalo para sermos felizes. O jovem pintor Henri Matisse visitava diariamente o mestre Renoir em seu atelier. A cada pincelada Renoir gemia muito, sofria de artrite nas mãos. Um dia, Matisse não se conteve e bradou: “Mestre, sua obra já é bastante vasta, por que continua se torturando dessa maneira?”. Renoir respondeu com uma frase: “A beleza permanece; a dor acaba passando”.

Nenhum comentário: