sábado, 19 de janeiro de 2008

Todo dia é um novo dia

Um homem com quase 70 anos tomava conta de um posto de gasolina numa estrada de pouquíssimo movimento. À noite, tinha o hábito de trancar a porta do estabelecimento para tirar uma soneca. Certa madrugada, um viajante quis abastecer seu veículo. Como não encontrou ninguém, bateu na porta e ouviu logo em seguida: “Estou indo”, respondeu o idoso. Cinco minutos se passaram e ninguém saiu do local. O cliente resolveu apertar a campainha e em seguida ouviu a mesma resposta: “Estou indo!”. Cansado de esperar por quase 10 minutos, o motorista dispara a buzina de seu automóvel. Após 25 minutos a porta se abre e surge o funcionário com ar de assustado. O cliente desabafou: “O senhor está brincando comigo? Há mais de meia hora está dizendo: “Estou indo!”, “Estou indo!” e demora tanto para aparecer”. O velho homem apresentou suas desculpas: “Estou tão acostumado com pessoas batendo em minha porta, que já respondo dormindo”.

Amigo leitor, a rotina e a falta de iniciativa em promover mudanças pode tornar as pessoas parecidas com as máquinas. Muitas pessoas vão a igrejas, assistem atentamente os sermões dos padres e pastores, concordam com as citações e orientações vindas da bíblia, mas deixam de promover pequenas alterações em suas vidas, continuando a cometer os mesmos erros, como, por exemplo, a falta de perdão.
Shakespeare também escreveu sobre a omissão dos seres humanos: “Plante seu jardim e decore sua alma em vez de esperar que alguém lhe traga flores”.

Um filósofo refletiu sobre a pedra, sob o ponto de vista de cada pessoa. Preste atenção na profundidade do texto
“A pedra”: “O distraído nela tropeçou...
O bruto a usou para agredir alguém.
O empreendedor, usando-a, construiu.
O camponês, cansado da lida, dela fez assento.
Para meninos, foi brinquedo.
Drummond a poetizou.
Já David matou Golias.
Michelangelo extraiu-lhe a mais bela escultura...
E em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra, mas no homem!”. Não existe “pedra” no seu caminho que não possa ser aproveitada para seu próprio crescimento; para isso, devemos ter “olhos de ver”, para enxergar a beleza da vida e entender sua verdadeira essência.

Amigo leitor, é engraçado como algumas pessoas demoram para “acordar” para a vida. Tive um amigo que acordou aos 54 anos de idade e desabafou: “Descobri que estou na profissão errada!”. Imagine a insatisfação desse homem, e os problemas que ele deve ter criado para os colegas de trabalho e clientes, durante os 30 anos que trabalhou sem motivação e entusiasmo, porque simplesmente demorou a “acordar”. Por mais cinzento que possa estar seu dia de hoje, ele tem exatamente a cor que você dá a ele. Sabe por quê? Porque a vida tem a cor que “a gente pinta”. O engraçado é que os dias são todos exclusivos e únicos; estão aí, esperando que eu e você façamos com que sejam os melhores da nossa existência.

Nenhum comentário: