sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Sua bagagem anda pesada?

Um menino de apenas cinco anos, passeava com o pai em uma região montanhosa, quando caiu, se machuca e gritou: “Ai!!!”.
Para sua surpresa, escutou sua voz se repetindo em algum lugar da montanha: “Ai, ai, ai, ai...”. Curioso, grita: “Quem é você?”.
E recebe como resposta: “Quem é você?”.
Contrariado, esbraveja: “Seu covarde”.
E escuta imediatamente: “Seu covarde”.
Ele olha para o pai e pergunta baixinho, aflito: “O que é isso?”.
O genitor sorri e explica: “Meu filho, preste atenção”: e grita em direção à montanha: “Eu admiro você!”.
A voz responde: “Eu admiro você!”.
De novo, o homem grita: “Você é um campeão!”.
A voz repete: “Você é um campeão!”.
O menino fica espantado, confuso, e seu pai explica: “Filho, as pessoas chamam isso de “eco”, mas na verdade, isso é a vida. O mundo lhe dá de volta tudo que você diz, tudo que você deseja de bem e mal aos que o cercam. A vida lhe devolverá toda blasfêmia, inveja, incompreensão e falta de honestidade”.

Na verdade, amigo leitor, nossa vida é simplesmente o reflexo das nossas ações. Se você quer mais amor, compreensão, sucesso, harmonia, fidelidade; crie mais amor, compreensão, sucesso, harmonia e fidelidade no seu coração. Quando a vida começa, temos apenas uma mala pequenina; com os anos a bagagem vai aumentando. Recolhemos muitas coisas pelo caminho, porque acreditamos que são importantes. Em um determinado momento, se torna insuportável carregar tantas coisas nas costas. Fica pesado demais... Então podemos escolher: sentar à beira do caminho, esperando que alguém nos ajude, o que é improvável que aconteça, pois todos que passarem já terão suas próprias bagagens; mesmo assim, tem gente que passa a vida toda esperando, ou aliviar o peso, esvaziando a mala. Puxa, mas o que devemos jogar pelo caminho? Comece verificando tudo o que tem na mochila. Amizade e amor não pesam quase nada. Mas, temos “objetos” pesados, tais como: a raiva, a falta de perdão e o pessimismo. Lá no fundo da bagagem, encontra-se a incompreensão, o medo... Quando colocamos a vingança para fora do saco, aparece o sorriso, que estava represado, sufocado. Ao arrancar a tristeza, surge a felicidade, trazendo a seu lado a esperança, o equilíbrio, o entusiasmo, a coragem, a tolerância, o bom humor... Agora que tudo foi colocado para fora, cabe a cada um de nós reavaliar quais os sentimentos que deseja carregar em sua vida e aqueles que deixará para trás, sem nenhum remorso e com a alegria de passar a viver de maneira mais leve, simples e com sabedoria. Momentos felizes, louve a Deus. Momentos difíceis, busque a Deus. Momentos silenciosos, adore a Deus. Momentos dolorosos, confie em Deus.

Nenhum comentário: