sábado, 19 de janeiro de 2008

Enxergue o errado como certo

Acompanhado de seu filho, um homem se dirigiu a uma banca de jornais, cumprimentou o proprietário amavelmente, e apesar disso, recebeu um tratamento rude e grosseiro. O jornal que pediu foi atirado em sua direção. Sorriu polidamente e desejou um bom fim de semana ao jornaleiro. Ao retornar para casa, o filho não agüentou e perguntou: “Ele sempre te trata com tanta grosseria, papai?”.
A resposta foi simples: “Sim, normalmente é assim”.
“E o senhor é sempre tão polido e amigável com ele?”, bradou o garoto. O genitor respondeu: “Sim, sou”. O filho replicou: “Não consigo entender por que é tão educado, já que ele é tão mal educado com o senhor?”.
O pai deu uma grande lição ao menino: “Por que não quero que ele decida como eu devo agir”.

Amigo leitor, não podemos permitir que o ambiente modifique nossa estado de espírito. O Dr. Lair Ribeiro tem uma frase célebre: “Não importa o que acontece com você, mas sim como você reage ao que acontece com você”.

Em um antigo mosteiro budista, um jovem monge questiona o mestre: “Senhor, como faço para não me aborrecer? Algumas pessoas falam demais, outras são ignorantes. Algumas são indiferentes. Sinto ódio das que são mentirosas. Sofro com as que caluniam”. O mestre advertiu: “Pois viva como as flores!”. O discípulo arregalou os olhos e disse: “Como é viver como as flores?”. O sábio explicou pacientemente: “Repare em nosso lindo jardim. As flores nascem no esterco, entretanto, são puras e perfumadas. Extraem do adubo malcheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas. É justo angustiar-se com as próprias culpas, mas não é sábio permitir que os vícios dos outros o importunem. Os defeitos deles são deles e não seus. Se não são seus, não há razão para aborrecimento. Reflita, pois é uma grande virtude rejeitar todo mal que vem de fora. Isso é viver como as flores”.

Amigo leitor, podemos encarar momentos difíceis em nossas vidas como forma de crescimento e não como sofrimento. Pense e tire suas conclusões.
Como esquecer os dias cinzentos, se são eles que me trazem o brilho do sol?
Como esquecer as derrotas, se são elas que me proporcionam vitórias?
Como esquecer os erros, se são eles que me dão lições?
Como esquecer a solidão, se foi ela que me trouxe os amigos?
Como esquecer as tristezas, se elas é que fizeram a minha sorte mudar?
Como esquecer os planos fracassados, se só o fracasso pode me dar a oportunidade de sonhar? Nunca deixe de sorrir, mesmo que esteja triste, porque você não sabe quem poderá se apaixonar pelo seu sorriso. Talvez Deus queira que você conheça muitas pessoas más antes de conhecer a pessoa boa, a fim de que possa ficar grato quando, enfim, a tiver encontrado. Não chore porque alguma coisa terminou, mas sorria porque ela aconteceu.

Nenhum comentário: