quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Seu marido lhe faz feliz?

Durante um seminário para casais, o palestrante perguntou a uma das esposas: “Seu marido lhe faz feliz?”. Seu companheiro levantou o pescoço, estufou o peito demonstrando total segurança na resposta que sua amada daria, pois estavam casados há 15 anos e tudo parecia estar bem. Todavia, a mulher disse um “NÃO” bem redondo, que se propagou por toda a sala: “Não...não...meu marido não me faz feliz”. O homem não sabia onde se esconder; ficou vermelho como um pimentão. Então, a esposa explicou: “O fato de eu ser feliz ou não, não depende de meu marido, nem de ninguém... Depende única e exclusivamente de mim.Aprendi que sou a única pessoa da qual depende minha felicidade. Eu determino ser feliz em cada situação, em cada momento da minha vida, pois se a felicidade dependesse de marido, filhos, parentes, amigos ou até mesmo de bens materiais, eu estaria em sérios apuros. Todos na sala ficaram em silêncio, tamanha a profundidade daquelas palavras.
E ela continuou com sua teoria: “Tudo o que existe nesta vida muda constantemente.O ser humano, as riquezas, meu corpo, o clima, meu chefe, o humor das pessoas, os prazeres, etc... Descobri aqui na igreja que o único que não muda é Deus; e é por isso que meu pensamento de cada dia gira nesse sentido: Deus me ama, e como um bom Pai, Ele sempre quer o melhor para mim. Por isso, toda vez que me fazem perguntas do tipo:
“Você é feliz no seu casamento?” ou “Você é feliz por qualquer outro motivo”, gosto de responder com apenas uma frase, como se fosse a chave de toda a felicidade, de todo matrimônio, de toda a vida humana: “A felicidade está centrada em Deus!”.
Alguns participantes derramaram lágrimas, a fé daquela mulher era realmente contagiante. O silêncio tomou conta da sala e ela concluiu: “Conheço pessoas que dizem: “Hoje não posso me sentir feliz pois estou doente” ou “Como posso ser feliz se estou desempregado” ou “Se a pessoa que tanto amo não me corresponde, sinto-me totalmente infeliz” ou “Se estou passando por dificuldades financeiras não tenho motivo para estar feliz”.
Amigos, sejam felizes mesmo que faça sol ou chuva, mesmo que não tenham dinheiro, mesmo que alguém lhes tenha ferido, mesmo que alguém não lhes ame ou não lhes dê o devido valor... Peçam a Deus para que Ele lhes dê serenidade para aceitar tudo o que vocês não podem mudar, força para mudar o que vocês podem e sabedoria para distinguir o que vocês podem e o que não podem mudar em suas vidas”.

Certa vez um noivo perguntou ao mestre: “Quais atitudes devo tomar para que meu casamento dure para sempre?”. O sábio comentou: “Sua pergunta está mal formulada, a indagação inteligente seria: “O que não posso fazer que destruiria meu matrimônio?”. O curioso homem retrucou: “Mas mestre, qual a resposta então?”. A resposta foi inteligente e profunda: “Insista em ter as coisas do seu jeito”.

Nenhum comentário: