quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Rotina ou mudança, você decide

O amigo leitor deve conhecer muita gente que deixa de aproveitar o presente, cometendo o equívoco de vivenciar o passado, transformando-o assim em um enorme sofá e não em um trampolim, que a experiência deveria proporcionar. Também conheço pessoas que insistem em culpar o tempo, ou melhor, a falta dele, por suas insatisfações. Jamais devemos deixar de fazer algo de que gostamos, usando essa desculpa, pois a única falta que teremos, será desse tempo, que infelizmente não voltará. Não podemos esquecer daqueles que ficam imobilizados no presente, pois estão com a cabeça no futuro, que ainda não chegou. Vamos a dois exemplos:
Eu serei feliz quando encontrar meu grande amor. Só me sentirei realizado quando tiver filhos. Sempre digo em meus cursos que o grande segredo da vida é aprender a viver intensamente o momento presente. Portanto, a palavra de ordem é mudança. Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade. Sente-se em outra cadeira, no outro lado da mesa. Mais tarde, mude de mesa. Quando sair, procure andar pelo outro lado da rua. Depois, mude de caminho, ande por outras ruas, calmamente, observando com atenção os lugares por onde você passa. Tome outros ônibus. Mude por uns tempos o estilo de suas roupas. Dê os seus sapatos velhos. Sempre que possível, ande descalço. Tire uma tarde inteira para passear livremente na praia, ou no parque, ouça o canto dos pássaros.Veja o mundo de outras perspectivas. Abra e feche as gavetas com a mão esquerda. Assista a outros programas de TV, leia outros livros. Não faça do hábito e da rotina um estilo de vida. Ame a novidade. Durma mais tarde. Durma mais cedo. Aprenda uma palavra nova por dia numa outra língua. Corrija a postura. Coma um pouco menos, escolha comidas diferentes, novos temperos, novas cores, novas delícias. Tente o novo todo dia. O novo lado, o novo método, o novo sabor, o novo jeito, o novo prazer, a nova vida. Tente. usque novos amigos. Faça novas relações. Almoce mais cedo, jante mais tarde, ou vice-versa. Tome banho em novos horários. Use canetas de outras cores. Vá passear em outros lugares. Ame muito, cada vez mais.
A grande lição é mudar pequenos detalhes de sua vida diariamente. Lembre-se que a vida é uma só. Seja criativo. Experimente coisas novas. Troque novamente. Mude, de novo. Experimente outra vez. Você certamente conhecerá coisas melhores e piores do que as habituais, mas isso não é o que importa. O mais importante é a mudança, o movimento, o dinamismo, a energia. Com o passar dos anos, algumas pessoas passam a ter medo das mudanças, e devido ao esforço que fazem para não sair da rotina fatigante, nunca vivem de verdade.

Nenhum comentário: