quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Resgate um velho amigo

2008 chegou e com ele a esperança de se realizar mudanças positivas no decorrer deste novo ano. A maioria das pessoas, momentos antes da passagem do reveillon, têm a expectativa de melhoras e cria metas para os próximos 366 dias. Os objetivos traçados geralmente são parecidos:
a) Fazer ginástica b) Melhorar a alimentação em prol da saúde c) Conquistar um novo amor d) Viagens e) Conseguir emprego f) Ter filhos g) Praticar atos de caridade h) Comprar casa ou carro. i) Ser mais religioso. Após entrevistar mais de 40 pessoas, concluí que apenas 10% dos pedidos de final de ano se concretizam. Por esse motivo preparei para o amigo leitor 10 dicas que podem servir de combustível para auxiliá-lo a realizar seus objetivos para este ano:

1) Domine sua fala. Diga sempre menos do que pensa. Cultive uma voz baixa e suave.
2) Pense antes de fazer uma promessa, e se fizer, não a quebre, não importa o quanto lhe custe cumpri-la.
3) Nunca deixe passar uma oportunidade de dizer uma palavra meiga e animadora a uma pessoa ou a respeito dela.
4) Tenha interesse nos outros, em suas ocupações, em seu bem-estar, seus lares e família. Seja sempre alegre com os que riem e lamente com os que choram. Aja de tal maneira que as pessoas que encontrar sintam que você lhes dispensa atenção e lhes dá importância.
5) Seja alegre. Conserve-se sorrindo. Ria das histórias boas e aprenda a contá-las.
6) Conserve a mente aberta para todas as questões de discussão. Investigue, mas não argumente.É próprio das grandes mentalidades discordar, e ainda assim, conservar a amizade do seu oponente.
7) Deixe que suas virtudes falem por si mesmas e recuse a falar das faltas e fraquezas dos outros. Condene murmúrios. Faça uma regra de falar só coisas boas dos outros.
8) Tenha cuidado com os sentimentos alheios. Gracejos e críticas não valem a pena e freqüentemente magoam.
9) Não faça questão das observações más a seu respeito. Viva de modo que ninguém nelas acredite.
10) Trabalhe, tenha paciência, conserve-se calmo, esqueça de si mesmo e receberá a recompensa.

O rabino Yizhak Meir, certa vez, recebeu a seguinte pergunta: “Eu lhe dou uma moeda se você me disser onde Deus mora”. A resposta foi sábia e nos traz uma lição de vida para 2008: “E eu lhe darei duas se me disser onde Deus não mora”. Acima de todos os pedidos formulados no reveillon é preciso, mais do que nunca, reforçar nossa fé em Deus e seguir seus princípios e ensinamentos. Reserve alguns minutinhos de seus dias; refugie-se num cômodo tranqüilo de sua casa; feche os olhos e abra seu coração para uma conversa franca com o Senhor; desabafe, conte sobre suas dificuldades, peça conselhos, sabedoria e luz.
No dia 31 de dezembro de 2008 você irá olhar para trás e perceber como Deus transformou positivamente sua vida.

Nenhum comentário: