sábado, 12 de janeiro de 2008

Recado do sábio e do moribundo

Preparei um teste para o amigo leitor. É muito simples. Não precisa usar papel, caneta, calculadora e muito menos computador. Gostaria apenas que você respondesse rapidamente, sem pestanejar, algumas perguntinhas simples. João tem 1000 bolas. Acrescente 40, agora mais 1000. Some 30 e novamente 1000. Agora acrescente 20. Mais 1000 e ainda 10. Bem, quantas bolas João possui? Sua soma deu 5000? Não? Bem, a resposta correta é 4100. Se duvida, faça a conta novamente.
Vamos a mais um exercício. Conte quantas letras “F” tem no texto a seguir: FINISHED FILES ARE THE RESULT OF YEARS OF SCIENTIFIC STUDY COMBINED WITH THE EXPERIENCE OF YEARS. Se visualizou 3, 4 ou 5 letras “F”, você equivocou-se, pois a resposta correta é 6.
Mais uma chance: Leia sem parar a seguinte frase: “Este gato, é gato, o gato, melhor gato, meio gato, de gato, esconder gato, um gato, texto de gato, um distraído gato, gato leitor, sem gato, ele gato, ver gato”. Agora leia novamente o texto sem a palavra gato. Seja sincero: Você havia percebido que existe um texto oculto na mensagem? É engraçado como a rotina do dia a dia nos leva a várias confusões e erros. O pior é que não percebemos muitos de nossos equívocos, por termos uma vida muito agitada, sem tempo para parar, refletir, meditar, orar... O discípulo indagou ao mestre: “Senhor, quanto tempo levarei para alcançar a iluminação?”. O sábio respondeu: “Por volta de dez anos”. O rapaz ficou surpreso e desabafou: “Tudo isso!!!”. O mestre continuou: “Na realidade, acho que me equivoquei. Você vai levar cerca de 20 anos para encontrar a iluminação”. O jovem replicou: “Puxa, por que o senhor dobrou o tempo?”. E o sábio concluiu: “Pensando melhor, no seu caso serão provavelmente 30 anos. Meu jovem, algumas pessoas nunca aprendem nada, porque entendem tudo depressa demais. A sabedoria não é uma estação a que se chega, mas sim uma maneira de viajar. Quem viaja depressa demais não vê a paisagem. Não existe outro mundo físico além deste; mas, posso garantir que há sempre duas maneiras de encará-lo”. Um homem gravemente enfermo, percebendo que seus dias estavam terminando, reuniu toda a família para contar a conclusão que havia chegado. Ele disse baixinho a seguinte frase e depois sucumbiu: “Passei a minha vida inteira tentando mudar o mundo, minha família, meus amigos, meu chefe... Só agora percebo que era eu que tinha que ter mudado. Espero que todos vocês entendam esse recado o quanto antes”.

Nenhum comentário: