terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Não tenha vergonha de viver

Quando o filosofo grego Diógenes foi aprisionado e levado para ser vendido no mercado de escravos, dizem que ele subiu ao tablado do leiloeiro e bradou: “Um amo veio aqui para ser vendido. Há entre vocês algum escravo desejoso de comprá-lo?”. Diz a historia que ninguém fez lance algum.
Amigo leitor, o antigo jargão já dizia que “a vida é dura para quem é mole”. O otimismo tem sido a grande arma dos vencedores e daqueles que acreditam sempre em dias melhores. Quem se mantém longe da colméia, com medo do ferrão das abelhas, não poderá desfrutar da doçura de seu mel. Quem não coloca as mãos no roseiral, temendo ser ferido pelos espinhos, não poderá agradar alguém, presenteando com uma bela rosa. Quem senta na grama, acovardado ante o desafio da montanha, não conhecerá a plenitude que se goza no cume. Quem não acende o fogo, temendo queimar-se com as chamas, sentirá frio e não usufruirá da luz. E, quem não é capaz de dar e se doar jamais terá a felicidade de amar e ser amado. Tudo que vale a pena exige sacrifícios!
Madre Teresa de Calcutá, em seu texto, “O que é importante não muda”, fala da força interior que devemos cultivar: “Tenha sempre em mente que a pele enruga, o cabelo embranquece e os dias convertem-se em anos. Mas o que é importante não muda. A sua força e convicção não têm idade. O seu espírito é como qualquer teia de aranha. Atrás de cada linha de chegada, há sempre uma de partida. Atrás de cada conquista, vem um novo desafio. Enquanto estiver vivo, sinta-se vivo. Se sentir saudades do que fazia, volte a fazer. Não viva de velhas fotografias. Continue quando todos esperam que desista. Não deixe que enferruje o ferro que existe em você. Faça com que, em vez de pena, tenham respeito por você. Quando não conseguir correr através dos anos, caminhe! Quando não conseguir caminhar, use uma bengala. Mas nunca deixe de continuar”.
Amigo leitor, acompanhe o texto da escritora Maria Alice Penna: “O livro da nossa vida é um livro diferente. Que uma só vez se lê, que uma vez só se sente! É um livro que não se abre na página que queremos. Voltar atrás... não se pode!O final... nós não sabemos! O livro da nossa vida é um livro de surpresas. Tem páginas de alegria, tem páginas de tristeza. O livro da nossa vida é um livro de aventura, cheio de luta e coragem...”.

Nenhum comentário: