terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Prepare-se, você vai se emocionar

O professor de Teologia John Powel, da Loyola University, nos EUA, conta uma estória maravilhosa: “Estava de pé na porta da sala, esperando os alunos para o primeiro dia de aula, quando vi Tom pela primeira vez. Tom acabou se revelando o “ateísta de plantão”. Não acreditava na possibilidade de existir um Deus-Pai que nos amasse incondicionalmente. No fim do curso, ele me perguntou, com ironia: “O senhor acredita mesmo que eu possa encontrar Deus algum dia?”. Resolvi usar uma terapia de choque: “Eu não acredito que você consiga encontrar Deus, mas tenho absoluta certeza que Ele o encontrará um dia”. Ele riu. Anos depois Tom entra em minha sala, repentinamente, e conta que estava com câncer em estado terminal. Seu físico tinha sido devastado pela quimioterapia, entretanto, seus olhos estavam brilhantes e sua voz era firme. Fiz-lhe uma pergunta: “Como é ter apenas vinte e quatro anos e saber que está morrendo?”. Ele disse: “Poderia ser pior professor. Eu poderia ter cinqüenta ou sessenta e pensar que bebida, carros e dinheiro são as coisas mais importantes da vida. Mas a razão pela qual eu vim vê-lo foi à frase que o senhor me disse no último dia de aula. Quando os médicos removeram um nódulo da minha virilha e disseram que era um tumor maligno, comecei a pensar com mais seriedade sobre a idéia de procurar Deus.Quando a doença se espalhou por outros órgãos, comecei realmente a dar murros desesperados nas portas do paraíso. Mas Deus não apareceu. Confesso que acabei desistindo de procurá-lo. Decidi utilizar o tempo que me restava fazendo alguma coisa mais proveitosa. Pensei numa frase dita pelo senhor durante o curso: “É muito triste passar pela vida e deixar este mundo sem jamais ter dito às pessoas queridas o quanto você as amou”. Então resolvi começar pela pessoa mais difícil: meu pai. Cheguei na frente dele e disso: “Papai, eu o amo muito”. Ele chorou e me abraçou com força. Foi uma emoção indescritível! Foi mais fácil com minha mãe e com meu irmão mais novo. Eles choraram também, nós nos abraçamos e falamos coisas realmente boas uns para os outros.Eu estava apenas começando a me abrir com as pessoas que amava. Então, um dia, eu olhei, e lá estava “ELE”. Parece que Deus não se deixa impressionar. Ele age a Seu modo e a Seu tempo. Mas o que importa é que Ele estava lá. Ele me encontrou... O senhor estava certo. Ele me encontrou, mesmo depois de eu ter desistido de procurar por Ele. Olhei para o jovem Tom e fiz um pedido: “Você viria à minha aula de Teologia da Fé para contar aos meus alunos o que você acabou de narrar?”. Tom aceitou de pronto e marcamos para a semana seguinte. O dia chegou...mas ele não pôde ir. Ele tinha outro encontro, muito mais importante do que aquele. Ele se foi... Tom havia dado o grande passo para a verdadeira realidade. Ele foi ao encontro de uma nova vida e de novos desafios em companhia daquele que se tornou seu grande amigo”.

Nenhum comentário: