sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

É hora de começar a limpeza

Inicio essa crônica com uma pergunta difícil: “O que você tem feito do seu dia para que possa tê-lo como lembrança?” Muitas pessoas têm o hábito de conservar coisas inúteis, acreditando que um dia precisarão, mas essa data nunca chega. Outros acumulam dinheiro no banco, sem gastar em coisas boas, pensando em usar em tempos difíceis ou com uma doença grave. Você deve conhecer alguém que guarda bem direitinho roupas, sapatos, pratos, perfumes, para deles poder usufruir em uma data especial. Só que a bendita data nunca chega, e a pessoa nem percebe que a bonita vestimenta foi comida pela traça, o perfume evaporou por completo e aquele sapato tão lindo ficou todo embolorado. Quando não vivenciamos o momento presente com intensidade, deixamos de usar nossos melhores recursos, jogamos toda a expectativa para o futuro. Pior que guardar pertences dentro do armário é juntar mágoas, ressentimentos e raiva no coração. Se não desocupar a dispensa, não terá espaço para novos produtos, sentimentos e emoções. Precisamos eliminar o que é inútil em nossa vida para que a felicidade e o prazer de viver apareçam. Enquanto estivermos material ou emocionalmente carregados de coisas velhas e inúteis, não haverá espaço para novas oportunidades. Assuma o compromisso de tomar algumas atitudes ao término desta leitura.

O primeiro ministro da Inglaterra, Sir Winston Churchill, disse: “Se queres a paz, prepare-se para a guerra”. Limpe e desocupe as gavetas, os armários, o quartinho lá do fundo, a garagem... Promova uma pequena revolução e vença o marasmo e a rotina. Dê o que você não usa mais, jogue fora o que não tem mais utilidade. Ao guardar um monte de coisas inúteis, você pode estar amarrando sua vida. Ao guardar, o cérebro humano ventila a possibilidade da falta, da carência. O mesmo deve-se fazer com os maus sentimentos. Ponha-os para fora. Liberte-se deles. Perdoe pelo simples fato de perdoar, isso vai lhe fazer muito bem. Vire a página; tenha mais iniciativa; não deixe para amanhã o que podes realizar hoje, agora. Mude o corte e a cor do cabelo, matricule-se na ginástica ou aula de dança; ponha seus sentimentos para fora; chega de vergonha; de pessimismo e depressão. Só você poderá esvaziar seu “quartinho” e abrir espaço para que coisas novas aconteçam em sua abençoada vida. Pegue uma folha de sulfite e escreva as 10 atitudes que precisa tomar e que vem protelando há meses ou anos e comprometa-se a realizá-las.

O ex-campeão mundial de boxe Cassius Clay, após saber que estava com mal de Parkinson, comentou: “Quem desiste frente às dificuldades, perde a confiança em si próprio; quem as enfrenta, se fortalece”.

Nenhum comentário: