domingo, 20 de janeiro de 2008

Falar e ouvir na hora certa

Era um dia como os outros em uma praia. Muitas pessoas se banhavam aproveitando o calor que fazia naquele verão. De repente, o salva-vidas vê um grande tubarão branco se aproximando; imediatamente faz soar uma forte sirene. Os moradores do povoado que estavam na água começaram a nadar freneticamente para alcançar a areia. Um turista que estava sozinho adentrou ao mar, não dando importância ao som da sirene. Era apavorante ver como o animal se aproximava cada vez mais do homem; todos gritavam e acenavam para chamar a atenção do ousado banhista; acabaram conseguindo. O rapaz deu meia-volta, pois entendeu que algo de anormal acontecia. Depois de muitas braçadas voltou à praia. Lá ficou sabendo a extensão do perigo a que estivera exposto. Agradeceu a ajuda e confessou: "Desculpe pelo incômodo que provoquei, mas sou surdo".

Um homem e uma mulher estavam casados há mais de 65 anos. Tinham compartilhado toda uma vida juntos; nunca tivera segredo entre eles, a não ser uma caixa de sapatos que a esposa guardava em cima do armário do quarto. Tinha avisado ao marido, logo após o casamento, que nunca a abrisse e nem perguntasse o que ela continha. O marido respeitou o pedido da companheira, apesar da curiosidade. Mas, um dia, a velhinha ficou muito doente e o médico, com dor no coração, avisou o esposo que sua amada tinha poucos dias de vida. O idoso tirou a caixa de cima do armário e a levou pra perto da cama da mulher. Ela concordou que era a hora dele saber o que havia dentro. Ao abrir, o marido encontrou duas bonecas de crochê e um pacote de dinheiro que totalizava cerca de setenta e cinco mil reais. Ele perguntou o que aquilo significava, e ela explicou: "Quando nos casamos, minha avó me disse que o segredo de um casamento feliz é nunca argumentar e brigar por bobagens. Ela me fez prometer que se por algum motivo eu ficasse com raiva de você, era para eu permanecer quieta, contar até dez e fazer uma boneca de crochê em seguida". O velhinho ficou tão emocionado, que teve que conter as lágrimas e pensou em voz baixa: "Somente 2 bonecas preciosas estavam na caixa. Ela ficou com raiva de mim somente 2 vezes em todos esses anos de vida e amor".
Em seguida surgiu uma dúvida, e o marido perguntou: "Querida, você me explicou sobre as bonecas, mas e esse dinheiro todo de onde veio?". A esposa, sorrindo, respondeu: "Ah!!! Esse é o dinheiro que eu fiz com a venda das bonecas que produzi durante nossa vida. Acho que é por isso que nossa casamento durou tanto".
Uma neta do casal, ao saber dos fatos narrados, resolveu fazer uma oração, pois tinha se casado há pouco tempo: "Senhor, dai-me sabedoria para entender meu marido, amor para perdoá-lo e paciência para aturá-lo, pois se eu pedir força, bato nele até matar, pois não sei fazer crochê".

Nenhum comentário: