quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Aprendendo com as árvores e os cachorros

Um homem tinha quatro filhos. Ele queria que eles aprendessem a não julgar as coisas de modo apressado, por isso mandou cada um a seu tempo fazer uma viagem para observar uma árvore plantada em um distante local. No Inverno foi o filho mais velho, o segundo na Primavera, o terceiro no Verão, e o mais jovem no Outono. Quando todos retornaram, ele os reuniu e pediu que cada um descrevesse o que tinha visto.
O primeiro disse que a árvore era feia, torta e retorcida.
O segundo filho disse que não, que ela era recoberta de botões verdes e cheia de promessas.
O terceiro discordou e comentou entusiasmado: “A árvore estava coberta de flores que exalavam um aroma doce e refrescante”.
O filho mais jovem foi contrário a todos os outros e disse que a árvore estava carregada e arqueada, cheia de frutas, vida e promessas”.
O pai então explicou que todos estavam certos, porque cada um deles havia visto apenas uma estação da vida daquela árvore. Comentou que não se pode julgar uma árvore ou uma pessoa por apenas uma estação, e completou: “A essência, o prazer, a alegria, a confiança e o amor somente podem ser medidos ao final, quando todas as estações estão completas.
Se vocês desistirem quando for Inverno, perderão a promessa da Primavera, a beleza do verão e a expectativa do Outono. Não permitam que a dor de uma estação destrua a alegria de todas as outras”.

O amigo leitor já observou como os cachorros são felizes. Não importa se o lar onde vivem é luxuoso ou se estão acompanhando um mendigo na rua. Se os cachorros tivessem o dom da fala, acredito que nos presenteariam com alguns preceitos de vida que passo a enumerar:
1) Quando alguém que você ama chega em casa, corra ao seu encontro e oferte muito carinho.
2) Nunca perca uma oportunidade de passear de carro. Permita-se experimentar o ar fresco do vento no seu rosto.
3) Demonstre quando alguém está invadindo seu território.
4) Tire uma sonequinha no meio do dia e espreguice antes de levantar.
5) Corra, pule e brinque todos os dias.
6) Não morda quando um simples rosnado resolve a situação.
7) Em dias quentes, pare e role na grama, beba bastante líquidos e deite debaixo da sombra de uma árvore.
8) Quando você estiver feliz, dance e balance todo seu corpo.
9) Não importa quantas vezes o outro te magoa, não se sinta culpado... volte e faça as pazes novamente.
10) Aproveite o prazer de uma longa caminhada.
11) Se alimente com prazer e entusiasmo.
12) Seja leal.
13) E o mais importante: quando alguém estiver nervoso ou triste, fique em silêncio e por perto, mostrando que você está ali para confortar e dar o apoio necessário.
Dizem que o cachorro é o melhor amigo do homem. Portanto, devemos aceitar e colocar em prática todas essas dicas incríveis fornecidas pelos nossos amiguinhos de quatro patas.

Nenhum comentário: