segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Quem pode ajudá-lo?

Um rei comprou dois filhotes de aves de caça e os entregou ao treinador para que as preparasse para a próxima temporada. Passados alguns meses, o instrutor comunicou ao rei que uma delas já estava pronta para a caça, mas a outra não tinha se movido do galho desde a chegada ao palácio. O rei, um sujeito muito hábil, mandou chamar curandeiros e até senadores para que verificassem qual o problema com a ave; mas de nada adiantou, ela não saía do lugar. Pelas janelas dos seus aposentos o monarca podia ver o pássaro imóvel no galho sem demonstrar a mínima vontade de voar. O monarca resolveu publicar um anúncio a seus súditos, oferecendo boa recompensa para quem ensinasse o pássaro a voar. Na manhã seguinte, viu a ave voando agilmente pelos jardins! “Tragam-me o autor desse milagre!. “Quero aprender a técnica que usou para fazer minha ave voar rapidamente”. Quando o sujeito foi apresentado, o monarca lhe perguntou: “Como conseguiste? Tu és mágico, por acaso?”. E o homem respondeu: “Não alteza, apenas entendi que se cortasse o galho onde a ave se agarrava, ela precisaria de algo mais, e isso eram suas asas”.

Amigo leitor, reflita sobre um texto elaborado por Charles Chaplin e tire maravilhosas conclusões para sua vida:
“Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia noite. É minha função escolher que tipo de dia vou ter. Posso reclamar porque está chovendo ou agradecer às águas por lavarem a poluição. Posso reclamar sobre minha saúde ou dar graças por estar vivo. Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria ou posso ser grato por ter nascido. Posso reclamar por ter que ir trabalhar, e ganhar pouco ou agradecer por ter trabalho. Posso sentir tédio com o trabalho doméstico ou agradecer a Deus pela oportunidade de contribuir com minha família. Posso lamentar decepções com amigos ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades. Se as coisas não saíram como planejei, posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar. O dia está na minha frente, esperando para ser o que eu quiser. E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma. Tudo depende só de mim”. Diz o sábio que os iluminados sabem que para tornar o mundo um lugar feliz para se viver, é necessário mudar o coração e não o mundo. Um ancião disse que se queixou apenas uma vez em toda sua vida, foi quando seus pés estavam descalços e não tinha dinheiro para comprar sapatos. Naquele mesmo dia, viu um homem com um largo sorriso nos lábios que se arrastava pela rua, pois não tinha as pernas. Depois disso, nunca mais se queixou.

Nenhum comentário: