quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

O poder da reflexão

Sempre digo em minhas palestras motivacionais que o caminho que escolhemos hoje determinará o nosso futuro amanhã. Por isso, a reflexão é uma das armas mais importantes que possuímos.
Por outro lado, algumas pessoas, em razão da correria do dia-a-dia, refletem pouco e tomam decisões sem pensar, deixando de ouvir o seu eu interior. Com isso, acabam obtendo respostas duvidosas e seguindo caminhos tortuosos.
Gostaria de fazer uma brincadeira com o amigo leitor, que contem um aprendizado fabuloso. Você terá 15 segundos para responder às 4 perguntas que vou formular agora:
1) Você está competindo em uma corrida e ultrapassa o corredor que está em segundo lugar.
Em que posição você está agora? Resposta: Se você respondeu que agora está em primeiro lugar, está completamente enganado. Se passou o que está em segundo lugar e ficou no lugar dele, então agora você está em segundo lugar.
2) Se você ultrapassou o último corredor, em que posição você está agora? Resposta: Se você respondeu em penúltimo lugar, mais uma vez você errou feio. Pense...
Como você pode ultrapassar a pessoa que vem em último lugar? Se você vinha atrás de todos os corredores, como é que o que está à sua frente pode ser o último? Não há resposta possível neste caso.
3) Você ainda tem chance, mas não use calculadora nem lápis e papel.
Lembre-se de que as suas respostas devem ser imediatas. Pegue o número 1.000, some 40, some mais 1.000, adicione 30, adicione 1.000, mais 20, mais 1.000 e mais 10. Qual é o total? O amigo leitor respondeu 5.000? Errou de novo! Esta era mais fácil! A resposta correta é 4.100. Pode refazer o cálculo ou, desta vez, use uma calculadora ou lápis. Tente a última pergunta agora...
Quem sabe você acerta.
4) O pai de Maria tem cinco filhas: Chacha, Chichi, Chocho, Cheche e... Qual o nome da ultima filha? Sua respostas foi Chuchu? Puxa, equivocou-se novamente. O nome da quinta filha é Maria! Você leu direito a pergunta?

Nenhum comentário: